Ainda dá tempo

Ouvi outro dia alguém dizer: “Ah, agora só depois do Carnaval.”

Faltam cerca de 80 dias para 2026, e já decidimos que o ano acabou. Enquanto isso, as lojas já começam a mudar as vitrines e a exibir produtos de Natal. Nos supermercados, os panetones voltam às prateleiras. Talvez, por isso, haja a sensação de que não há mais tempo. Mas, será que o tempo acabou mesmo — ou fomos nós que desistimos de usá-lo?

Planejar nossa gestão de vida e tempo não é só montar planilha ou escrever metas no caderno novo de janeiro. É, acima de tudo, decidir o que merece continuar e o que é necessário mudar.
É entender que ciclos não terminam por conta do calendário, mas sim pela disposição de fazer acontecer. É ter a coragem de olhar para vida e dizer: “dessa vez, sou eu quem decido o que e como vai ser.”
Às vezes, o que falta não é tempo — é clareza e direção.

Pense comigo: o quanto da nossa energia em 2025 foi gasta apagando incêndios que poderiam ter sido evitados com um pouco de estratégia? Quantas coisas ficaram para “depois”, como se o depois fosse um lugar real e confortável?

Mas, olhando para o coletivo, dá para perceber que o improviso não é exclusividade individual.
Às vezes, parece que a cidade também segue adiando soluções e esquecendo que há urgências que exigem não só planejamento, mas execução imediata.

A gestão municipal tomou posse este ano com um plano de governo organizado para todo o mandato. Mas, mesmo com um planejamento estratégico a longo prazo, crises apareceram.
A Santa Casa de Uruguaiana é o exemplo mais evidente disso — o maior símbolo de saúde pública regional, precisou passar por intervenção e segue em busca de estabilidade, reabrindo setores, ajustando finanças e reorganizando atendimentos.

É uma lembrança prática de que, na vida — assim como na gestão —, planejar é essencial, mas sem ação, tudo permanece só intenção. Ainda há muita água para rolar neste ano. Oitenta dias. E não dá para deixar a vida levar como se o tempo não fosse a conta cobrar. Não há razão para adiar decisões, nem para empurrar planos para “depois do Carnaval”.

Tempo é oportunidade. Viver é também exercício de continuidade.
O ano não acabou.
Ainda dá tempo de planejar, executar e, se for necessário, recalcular a rota.
A questão é: quem, individual e coletivamente, está disposto a começar?

Genaina Baumart
Jornalista e escritora.
Especialista em marketing estratégico e comunicação assertiva e integrada.

Fala de vida, rotina e escolhas com a leveza de quem vê em tudo uma boa história para contar.
Nesta coluna, o leitor encontra o movimento das ideias e a delicadeza de pensar o sentido de ser.

PREFEITO FALA SOBRE A SANTA CASA

Em conversa franca com o BOX 3, o prefeito Carlos Delgado (@carlosdelgadors) falou sobre os recentes episódios envolvendo a Santa Casa.

Ele usou o espaço para anunciar a retomada dos serviços no setor da Pediatria, como está o funcionamento do pronto-socorro, o acerto dos honorários médicos atrasados e muito mais.

Assista à íntegra e entenda o atual panorama do nosso hospital. Deixe sua sugestão de pergunta nos comentários.

Oferecimento:
@supertexconcreto
@restaurantemilaepapa
@missoesconstrucao
@_newhabitat
@simplifiqueicontabilidade
@facedoctor_uruguaiana
@floricultura.ponderosa
@sagradaresenhabr
@padariasoniamarisa
@salvadorbrazilfreeshop
@e_segt
@draangelicafiorio
@eliteautomoveis24
@sabordocampo.uruguaiana
@ciaduburguer
@rgcave

OBRIGADO, DAJOR! OBRIGADO, UNIPAMPA!

O BOX 3 TV agradece imensamente ao Diretório Acadêmico de Jornalismo da Unipampa pela oportunidade de compartilhar nossas experiências e dialogar sobre comunicação com a juventude que deseja, assim como nós, impactar pessoas, utilizando a comunicação como vocação.

Mais do que uma participação, vivemos um momento de troca e aprendizado. Falar da nossa caminhada e perceber a receptividade dos estudantes nos fortalece e nos enche de esperança sobre o impacto que a comunicação pode gerar na sociedade.

Nosso muito obrigado a todos os envolvidos por abrirem espaço para o BOX 3 TV. Foi, sem dúvida, um marco especial em nossa trajetória.

Diário da 23ª Expoutono – Dia 05

Em mais um dia na 23ª Expoutono, o BOX 3 TV traz ao teu conhecimento a programação desenvolvida na sexta-feira, 23, o quinto dia de cobertura.

Pela manhã, houve julgamento de animais rústicos da raça Angus e a primeira aparição do Cavalo Crioulo através do registro e admissão. À tarde, continuidade no julgamento de Angus e o início da competição do Cavalo Crioulo.

No terceiro turno, além das confraternizações nas casas das diversas entidades representativas e dos estandes comerciais que preenchem as alamedas, as atenções se voltaram para a Casa dos Criadores de Cavalo Crioulo que, juntamente com a Associação Brasileira de Criadores de Corriedale, promoveram grande evento de integração entre estas que são duas das culturas mais tradicionais do nosso povo.

O evento surge como chancela da parceria entre as entidades, festejada no início deste ano. Esta união tem por objetivo o fomento do consumo da carne de Corriedale que, segundo os especialistas e criadores, trata-se daquela com maior personalidade no sabor.

As entidades, representadas pelos seus núcleos locais, celebraram a grande adesão do público e o sucesso do evento. “Estamos muito contentes com a parceria e com a gentileza de podermos realizar nosso evento aqui no Núcleo do Cavalo Crioulo. É fundamental que tenhamos a oportunidade de mostrar a força e representatividade da criação de ovinos, a julgar que o Corriedale corresponde, atualmente, a 60% do rebanho gaúcho e tem suas peculiaridades muito expressivas na carne”, exclamou João Antônio Tramunt, criador e inspetor técnico da ARCO – Associação Brasileira de Criadores de Ovinos -, além de ser a figura representativa da organização do evento.

O evento também contou com o apoio da GAP Genética, Cabanha Letícia, Carneiro Sul e Sindicato Rural de Uruguaiana.

#BOX3naExpoutono

Imagens: Renan Dias | Cobertura: Eduardo Dedeco, Leonardo de Moraes e Renan Dias.

Oferecimento:

Diário da 23ª Expoutono – Dia 04

Nesta quinta-feira, 22, as atividades do quarto dia de Expoutono foram divididas em três turnos. A primeira delas, registrou presença maciça de alunos da rede pública que ocuparam mais de uma centena de assentos no salão principal do Parque de Exposições para ouvirem sobre oportunidades de emprego e receita no campo. A comitiva de estudantes foi composta por jovens do nono ano do ensino fundamental de quatro escolas municipais: General Osório, Marília Sanchotene Felice, Rui Barbosa e Castelo Branco.

No restante da ensolarada manhã houve tempo para a continuidade nos julgamentos do Brangus, na categoria de argolas, realizados na pista central do Parque. E também a admissão dos competidores de raça Angus, Hereford & Braford, que se seguiu pela tarde, na pista próxima ao local de remates.

Já no início da noite, o Núcleo Brangus Sul, juntamente com a Associação Brasileira de Brangus, realizou um assado de confraternização em virtude do sucesso alcançado na exposição. “Recorde de satisfação” – assim celebrou João Paulo Schneider, o Kaju, diretor de Marketing da Associação. Em sua companhia, Mauricio Groppo, presidente da Associação Argentina de Brangus, também manifestou sua admiração pelo trabalho desenvolvido aqui. “O Brasil é a grande referência, e esta raça sintética tem um potencial imenso de crescimento, haja visto o volume de exportação do Brasil e do Mercosul”, explicou.

No mesmo recinto, foi realizado o Leilão Brangus Coleção 2025, com ótima adesão de público.

O BOX 3 permanece atento aos acontecimentos da 23ª Expoutono e te convida a desfrutar presencialmente da programação que se estende até o domingo, 25.

BOX3naExpoutono

Imagens: Renan Dias | Cobertura: Eduardo Dedeco, Leonardo de Moraes e Renan Dias.

Oferecimento:

Diário da 23ª Expoutono – Dia 03

A quarta-feira foi mais um dia de intensa movimentação na 23ª Expoutono, com destaque para a continuidade do julgamento da raça Brangus na categoria rústicos, que segue atraindo a atenção do público e dos profissionais do setor pecuário.

Entre as atividades da programação, o Fórum da Educação ganhou relevância ao reunir, pela manhã, representantes da iniciativa privada rural e a comunidade escolar. O evento foi promovido em parceria entre o Sindicato Rural de Uruguaiana, a Secretaria Municipal de Educação e o Sebrae/RS, que, através do seu gerente regional, Ângelo Aguinaga, abordou a importância da educação empreendedora e da conexão entre o campo e o conhecimento formal para o fortalecimento das futuras gerações no agronegócio.

Outro marco do dia foi a inauguração da Casa Angus, novo espaço dedicado à valorização da raça e à recepção de criadores, parceiros e visitantes. A cerimônia contou com um leilão beneficente, realizado com o objetivo de captar recursos que contribuam para viabilizar os investimentos feitos na estrutura da nova casa.

À tarde, houve tempo para a admissão dos animais Angus de argola, etapa que abre caminho para os julgamentos da raça previstos para os próximos dias.

A Expoutono 2025 segue até domingo, reafirmando seu papel como vitrine do agronegócio gaúcho e promovendo a integração entre pecuária, educação, inovação e desenvolvimento regional.

Imagens: Renan Dias | Cobertura: Eduardo Dedeco, Leonardo de Moraes e Renan Dias.

Oferecimento:

Santa Rosa Futsal finalista da Taça Farroupilha 2025

NA FINAL!

Foi um jogaço de futsal! A partida de volta da semifinal da Taça Farroupilha disputada em Uruguaiana neste sábado, 10, teve todos os contornos que uma decisão exige: ótimo desempenho técnico de ambos elencos, muita estratégia das duas comissões técnicas e um show da torcida local. Como ingrediente especial, “a cereja do bolo”, uma disputa de pênaltis.

TEMPO NORMAL

Jogo bastante equilibrado com muito estudo e estruturas defensivas muito bem aplicadas. Em jogada de escanteio, o capitão Caio abriu o placar para Santa Rosa. O golpe foi suficiente para a AEU produzir mais ofensivamente, o que acabou se traduzindo em dois gols, marcados por Japa e Felipe Reis, dois dos melhores jogadores da primeira etapa. Já no segundo tempo foi Santa Rosa que passou a controlar as ações através do ingresso do goleiro Juninho, atuando como o quinto jogar de linha, e também com fundamentais participações de Caio e Felipe Monteiro. Assim, o empate e a virada chegaram através da aplicação da infalível “lei do(s) ex”. Felipe empatou e Neto, como goleiro-linha, virou para dar números finais ao tempo normal. Em virtude da vitória da AEU no primeiro jogo, a decisão seria definida na prorrogação.

PRORROGAÇÃO

No tempo extra, as duas equipes continuaram com posturas propositivas, buscando o gol, sem medo da exposição. Mais dez minutos de ótimo futsal. Caio – eleito pelo BOX 3 como craque da partida – marcou novamente no primeiro minuto. Passado pouco tempo, Maicon Douglas empatou com chute rasteiro que passou por baixo de Juninho. Explodiu a Arena Sagrada Resenha. Com o placar permanecendo inalterado, o vencedor seria coroado nos pênaltis.

Nos pênaltis, com 9 cobranças certas e uma defendida por Rhuan, a equipe de Santa Rosa sagrou-se a vencedora do duelo. Destaque para a estratégia ousada do treinador Keké que fez um rodízio entre seus três goleiros na disputa das penalidades, sendo brindado com uma defesa do goleiro Rhuan na quarta cobrança da AEU. O pênalti que garantiu a vitória foi cobrado por Pato.

Fotos: Renan Dias – @renandias__